O segredo da saúde está na boa alimentação!
Este projeto foi desenvolvido para que as crianças do infantil IV percebessem a importância dos alimentos para uma vida mais saudável.
As pessoas procuram, cada vez mais, alimentos que já vêm quase prontos para o consumo, principalmente os enlatados e industrializados. Mas, viver apenas dessas opções significa comer mais sódio, gorduras trans e saturadas, conservantes, açúcares e, muitas vezes, perder as vitaminas naturais dos alimentos. E pior, ganhar alguns quilinhos, além de aumentar os níveis de colesterol, diabetes, entre outras doenças escondidas no organismo.
Queremos valorizar a reeducação alimentar, para que os alunos desenvolvam bons hábitos e comecem a optar por refeições mais equilibradas de forma mais natural e prazerosa.
Exploramos vídeos, conversamos bastante e após a história da "Ana Bela Comilona" preparamos uma deliciosa sopa de letras.
Todos experimentaram e gostaram!
Aprendemos que os carboidratos representam fonte de energia e são os principais combustíveis para o ser humano. São alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, farinhas, mandioca e batata.
As crianças visitaram a padaria para aprender como o pão é feito e depois registraram tudo no cartaz...
Conversamos também sobre a importância de comer frutas, verduras, legumes, cereais, massas, carnes, ovos, leite e água. Comer e beber corretamente significa balancear o cardápio de alimentos energéticos, construtores e reguladores.
As proteínas constroem o nosso corpo e podem ser de origem vegetal ou animal. Preparamos uma vitamina de abacate com leite, que é um alimento rico em proteínas. As crianças gostaram!
As frutas ajudam no bom desenvolvimento e funcionamento do nosso organismo, pois são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Realizamos uma brincadeira para descobrir o nome de cada fruta com os olhos vendados. Foi divertido, mas foi muito fácil!
Assistimos ao vídeo "Pomar" que pode ser visto no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk
Também andamos pela escola para procurar as árvores frutíferas e encontramos: mangueira, goiabeira, abacateiro, bananeira, amoreira e pitangueira.
Depois fizemos um gráfico com as frutas preferidas das crianças do infantil IV - A
A tecnologia também foi utilizada como recurso. Exploramos alguns jogos digitais sobre alimentos, que podem ser encontrados no site: http://www.iguinho.com.br/ - clique em Zuzubalândia e escolha os jogos para aprender brincando.
Para conhecer um pouco sobre a produção dos legumes e verduras, as crianças visitaram a estação experimental da empresa Hortec no Bairro Campo Novo.
A empresa atua no mercado brasileiro com pesquisa, melhoramento genético, produção e comercialização de sementes de Hortaliça.
Aprendemos que devemos comer de tudo um pouco e para finalizar construimos uma pirâmide alimentar, distribuindo as figuras de acordo com cada grupo de alimentos.
Algumas dicas para os pais:
• Dar exemplo em casa e incentivar seu filho a experimentar os alimentos da merenda escolar.
• Orientar a lavar as mãos antes de qualquer refeição, mas sem largar torneiras abertas por muito tempo.
• Bolachas recheadas têm mais gordura, e muitas vezes têm gordura trans.
• Cuidado com frituras, salgadinhos industrializados, refrigerantes, sucos artificiais, balas, pirulitos, chicletes. Além de baixo valor nutricional, contêm gorduras em excesso.