As Emoções que sentimos no dia a dia, mexem com vários sentimentos: amor, alegria, raiva, tristeza, medo e tantos outros.
O Projeto “São tantas emoções...” está oferecendo, às crianças, a possibilidade de entrar em contato com seus sentimentos, reconhecê-los e aprender que é possível falar sobre eles. Estamos realizando diversas atividades, em situações estimulantes para que as crianças expressem livremente o que sentem.
Com as leituras dos contos de fadas identificamos os sentimentos na história “A Branca de Neve”, “Cinderela” e “Patinho feio”. Também conversamos sobre “o medo” de cada um.
Pesquisamos noticias, apreciamos canções alegres e escrevemos algumas dicas para afastar a tristeza. O palhaço é uma figura que nos traz muita alegria e as crianças gostam bastante, também fizemo uma atividade de colagem para expressar a alegria do palhaço.
As famílias também participaram de algumas atividades. Criamos a “Caixa dos Sentimentos” e pedimos a colaboração dos pais para que as crianças falassem sobre seus medos, alegrias, tristezas...
Foi feito um sorteio para decidir quem levaria a “caixa dos sentimentos” para casa e todos trouxeram relatos muito interessantes e divertidos.
Após apreciar a obra de Leonardo da Vinci - "Mona Lisa", as crianças realizaram uma atividade muito interessante. Tiramos fotos das crianças para descobrirem de quem era cada sorriso. Foi muito legal!
Resposta: 1- Ian, 2- Isaque, 3- Milena, 4- Murilo, 5- Renan, 6- Sabrina, 7- Davi, 8- Eloá, 9- Gabriel, 10- Gustavo, 11- Leticia, 12- Luana, 13- luidy, 14- Mateus, 15- Nicolle, 16- Pietra, 17- Tales, 18- Vinicius, 19- Willian.
Com a leitura do livro "Qual é a cor do amor?" conversamos sobre este setimento e fizemos uma enquete para descobrir a opinião dos alunos, dos pais e dos funcionários da escola. Para apurar o resultado as crianças ajudaram a contar as cores citadas no cartaz e o vermelho foi a cor mais votada. Mas descobrimos que o amor pode estar em todas as cores, em todo lugar. "Porque nada mais importa quando você encontra o amor."
Para finalizar o Projeto escolhemos o sentimento mais importante e que devemos preservar e preparamos a "Festa do Amor". Fizemos bolinhos, docinhos e todos puderam participar. Também escrevemos e entregamos os convites. Vejam nossas fotos...
O bolinho foi especial e todos ajudaram a decorar.
Ficou uma delicia!
Também fizemos docinhos cor de rosa... Hum!
Dia da Festa do Amor
Com muita Alegria!
Parabéns! Idéia muito criativa! Com certeza ficará na memórias das crianças para sempre! Sentimentos precisam ser identificados pois é a partir daí que serão trazidos para a realidade e trabalhados.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir